Visita ao Projeto de Terapia Comunitária em Fortaleza


A Terapia Comunitária Integrativa "é um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos tornam-se co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso".

A Terapia Comunitária é um instrumento que favorece a construção redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um", como conceitua seu fundador o psiquiatra Adalberto Barreto.

As atividades formação realizadas se direcionam para capacitar agentes multiplicadores que possam atuar em suas comunidades e instituições, na perspectiva do reforço da auto-estima, pela valorização do auto-conhecimento como recurso de transformação pessoal e social.
A Terapia Comunitária pode ser um excelente instrumento para o trabalho que vem sendo realizado no MP Comunitário do Estado de Alagoas. Foi com esta perspectiva que no dia 09 de agosto foi realizada um visita na sede do Projeto Quatro Varas na Comunidade do Pirambu em Fortaleza, onde além da participação em uma sessão de Terapia Comunitária foi relaizado contato com a coordenação do projeto a fim de avaliar as possibilidades de realizar uma formação para lideranças comunitárias no Vergel do Lago.

Na ocasião foi comprado o livro que relata a trajetória do projeto e explica com detalhes como funciona esta importante estratégia de empoderamento, que já se encontra na Biblioteca do MP Comunitário – Unidade Vergel do Lago.