Politólogo Catalão (Espanha) - Visita ao MP Comunitário


O Politólogo Catalão Marçal Ferré visitou nesta terça feira, dia 14 de agosto o Programa MP Comunitário, onde participou de um “Diálogo” com representantes do Bairro Vergel do Lago. Marçal aproveitou a oportunidade para falar sobre o Movimento 15 – M, iniciado em 15 de Maio de 2011 com uma marcha de protesto em todas as cidades do estado espanhol para pedir uma democracia real.

O Movimento M – 15 promoveu a ocupação das praças das principais cidades por um pequeno grupo de pessoas inicialmente e se expandiu com a adesão de milhares de cidadaos espanhois, se tornando uma das mais expressivas manifestações da cidadania.

Segundo o Politólogo Catalão o M – 15 foi impulsionado pelo contexto da crise econômica, alto desemprego e deterioração das condições de vida da maioria das pessoas que decidiram sair do isolamento das lutas individuais e para enfrentá-los juntos, com entusiasmo coletivo. O Movimento vem influenciando a agenda política, o debate na mídia sobre os problemas da população, incentivando o surgimento de soluções de autogestão para superação de dificuldades que impedem o desenvolvimento e a criação de uma consciência dos interesses coletivos da população.

Durante a apresentação os participantes fizeram comparações e associações com o processo de luta coletiva que vem se iniciando através do Programa MP Comunitário – Vergel do Lago, onde a comunidade vem se organizando para desenvolver estratégias de mediação de conflitos, criação de redes solidárias e do observatório comunitário de cidadania.

Nesta mesma oportunidade o Programa recebeu a visita também da estudante de Direito do Rio de Janeiro, Isabel Brazil e ambos comentaram que visualizavam no programa uma importante oportunidade para a comunidade Vergel do Lago, uma vez que novas lideranças estavam sendo formadas e fortalecidas, através do conjunto de ações propostas.