1ª Oficina de Trabalho do MP Comunitário no Vergel do Lago

  A realização da Oficina de Trabalho do Programa MP Comunitário aconteceu no dia 08 de julho de 2012, no período de 9:00 às 17:30 horas, na sede do Programa e teve por objetivo principal reunir diversos atores sociais representantes de instituições locais e externas paraDIALOGARsobre as ideias que passarão a orientar a construção do Programa no Estado de Alagoas.
    A oficina foi facilitada por Sílvia Pompéia, doutora em psicologia na educação pela PUC-SP, com diversas experiências em projetos em metodologias participativas, que ajudou a construir as primeiros passos para estruturação do Programa. 
     O Procurador Geral de Justiça, Dr. Eduardo Tavares, participou da oficina destacando em sua fala a importância que o Programa Ministério Público Comunitário tem para a instituição, porque representa um marco diferenciador que vai aproximar o Ministério Público de Alagoas da Sociedade.  
    A ideia de fazer o MP Comunitário está comprometida com o investimento direto no fortalecimento do capital humano da comunidade. O que se pretende é identificar o potencial das pessoas que vivem na comunidade para que as pessoas tenham e esperança para lutar. Que as pessoas refllitam sobre seus problemas, seus sonhos, seus potenciais e se organizem para superar as dificuldades que impedem o desenvolvimento da comunidade. 
    Com o trabalho focado no fortalecimento do capital humano, estimulando a atuação da comunidade se cria um movimento de e de esperança. É importante ter e esperança para que a pessoa não fique prostada esperando que alguém chegue e faça o que a comunidade precisa. Isso também reflete na mudança de atitude daquele que  acredita que não tem mais nada a perder e não aceita o movimento porque não crê que isso possa resultar benefício para sua vida.
      A pessoa tem que ter e esperança para que não entre em desespero, não fique inerte pela humilhação e pela depressão que as dificuldades da vida muitas vezes impõe. A pessoa precisa ter um sonho e a esperança de poder realizar esse sonho. Quando a pessoa começa a acreditar de fato ela sai da situação de inércia e se movimenta. "As pessoas não se mobilizam para resolver problemas elas se mobilizam para realizar sonhos" - Afirmou Sílvia Pompéia.
    Uma comunidade é formada por diversos talentos e recursos. Este é exatamente o ponto de partida, de onde tudo deve começar: encontra na comunidade pessoas com muitos talentos e potenciais para promover mudanças. Muitas vezes as pessoas ficam com o atrás. Estão descrentes, mas no momento em que as pessoas passam a acreditar entãoninguém segura.